quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DON'T YOU FORGET ABOUT ME

Uma perda inestimável para adolescentes e conflito no mundo inteiro: morre aos 59 anos em Manhattan John Hughes, cineasta frequentemente citado como "filósofo da puberdade", vitima de um ataque cardíaco.

Ícone da cultura pop das décadas de 80 e 90, Hughes foi responsável por clássicos teen movies filmes como "Curtindo a Vida Adoidado", "Garota de Rosa-Shocking", "Clube dos Cinco", "Gatinhas e Gatões" e as franquias de "Esqueceram de Mim" (1 a 4) e "Beethoven" (1 a 5).

Recebeu o título informal de filósofo da puberdade pois ninguém sabia retratar adolescentes como ele. Todos os clichês de high school americano estão em seus filmes. Alias, eles só se transformaram em clichês porque Hughes assim ditou. A cena final de "Clube dos Cinco", inclusive, é a melhor definição desses estereótipos: o esportista sem cérebro, a menina popular, a esquisitona, o nerds e o rebelde.

Foi responsável por iniciar a carreira de Matthew Broderick (com Curtindo a Vida Adoidado), que até hoje é reconhecido como Ferris Bueller. O filme, inclusive, deu origem a duas bandas pop (Save Ferris e Rooney). Também transformou Molly Ringwald em ídolo teen dos anos 80 (uma espécie de Lindsay Lohan da década, antes das drogas).

Criou galãs e nerds eternos, lançou moda e fez carreiras. Foi citado, copiado, homenageado e sempre sempre cultuado!

Um de seus últimos trabalhos relevantes foi crédito de roteiro em "Encontro de Amor", filme estrelado por Jennifer Lopez em 2002.

**Em um comentário pessoal, muitos e muitos anos após assistir "Curtindo a vida adoidado" eu realmente acreditava que era possível voltar o marcador de quilometragem do carro dando ré. Pois é!






Nenhum comentário:

Postar um comentário