quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

WHAT'S YOUR FAVOURITE SCARY MOVIE?

A Nylon é tão legal e sempre traz matérias tão bacanas, que daria pra fazer um blog só pra discutir matérias e posts deles.

Outro dia (ano passado, eu estou atrasada!) eles trouxeram um post sobre filmes de terror que me fez levantar a pergunta: o que é um filme de terror assustador hoje?

A revista levantou que, se a gente olhar para o passado, todos os filmes que eram assustadores hoje são grandes clássicos (como os trabalhos de Hitchcock) ou criadores de tendências (tipo os filmes de Wes Craven) Mas davam medo? Acho que não.

A minha discussão começa com a dúvida: o que podemos chamar de terror? O gênero traz algumas subdivisões, com suspenses de serial killers ("Silêncio dos Inocentes" como o representante da classe), gory slasher films (algo do tipo filmes de mortes sangrentas ou os famosos filmes de terror nojentos, tipo os dois "Albergue" ou "Jogos Mortais"), teen shasher movies (Pânicos e sua turma), a combinação dos dois temas (para casos como Freddy Krueger, Halloween, Sexta-Feira 13) e finalmente os filmes de monstros, desde os mais históricos como o Frankenstein aos mais contemporâneos, como Godzila. (Cloverfield é o meu favorito nessa categoria.)


Considerando tudo isso, o que então dá medo de verdade? A Galileu trouxe em novembro uma matéria sobre as razões para assistir filmes de terror, porquê gostamos de sentir medo e quais os efeitos que eles causam nas pessoas.

Acredito que tem uma distinção em levar SUSTO no cinema e gritar com uma cena em particular e ficar com MEDO PARALISANTE depois de ver um filme, aquele que deixa a gente acordada a noite inteira, bem depois de sair do cinema.

O que a Nylon defende (e a maioria das pessoas concorda) é que o que dá mais medo são filmes variações do tema “isso podia acontecer comigo”.

Pessoalmente, eu tenho um medo irracional de criaturas sobrenaturais que atacam enquanto as pessoas dormem. Dessa forma, eu não fui um dos 606 mil brasileiros que assistiram “Atividade Paranormal”. Não consegui. Pedi pra Juliana, minha amiga que assistiu, contar a história e só isso já me deixou acordada por umas belas noites (sem brincadeira!!).



A Samara, dos dois “O Chamado” é outra que me tira o sono. Também não consegui ver “O Exorcista” e nenhuma de suas versões genéricas.



Os filmes gory me causam certo desconforto (por isso não gosto de vê-los no cinema) mas não tenho problema em assisti-los confortavelmente em meu sofá (e casualmente trocar de canal em alguma cena particularmente arrepiante).

O mais divertido é que com novas tecnologias e pessoas criativas por aí, mais e mais opções de filmes de terror. Já pensou, filme de terror em 3D? A bobagem “Premonição 4 em 3D” já já chega por aqui para testar o mercado.

E dessa vez, queria convidar agora todas as (três) leitoras do meu blog a responder: "What's your favourite scary movie?"

4 comentários:

  1. Meu filme de terror favorito, ou melhor dizendo, O filme de terror que mais me dá medo é mesmo os que tratam de coisas paranormais, tipo "Poltergeist", "Carrie a Estranha", etc... Por conta de Poltergeist eu tenho medo de palhaços, porta de armários abertas e nunca, nunca, nunca, olho debaixo da cama a noite.

    ResponderExcluir
  2. Exorcista no topo da lista, sem dúvida! Poltergeist em seguida. Jogos mortais, O chamado (americano), A Bruxa de Blair e afins não tiram meu sono não...

    bjão!

    Carla

    ResponderExcluir
  3. A Chave Mestre! Nao sei porque mas e este o filme de terror que me tira o sono.

    bjo!
    taniatc

    ResponderExcluir