terça-feira, 7 de julho de 2009

POP 5: SÉRIES INCRÍVELS QUE FORAM CANCELADAS PREMATURAMENTE

Quando “Pushing Daisies” foi oficialmente cancelada, minha reação inicial foi, claro, ficar arrasada. Mas depois, comecei a pensar em todas as séries que foram canceladas antes de seu tempo. A lista abaixo, em ordem cronológica!

1- PUSHING DAISIES
QUANDO: 2007 a 2009

TEMPORADAS: Duas. Nos Estados Unidos, transmitidas pela ABC, as duas disponíveis em DVD. No Brasil, a primeira passou na Warner e já está disponível em DVD. A segunda temporada está em pré-venda por aqui também, com lançamento previsto para o próximo dia 16. Nenhuma notícia se será transmitida pela Waner ou não.

COMO ERA: Auto-intitulada “uma série diferente de tudo o que existe”, acompanha a história de Ned (Lee Pace), um fazedor de tortas com um dom peculiar: quando ele toca um cadáver, o traz de volta a vida. Toca novamente, morte para sempre. Porém, com uma pegadinha: se o cadáver permanecer reanimado por mais de um minuto, outro terá que morrer em seu lugar.

Ned administra seu café, “The Pie Hole” e, em seu tempo livre, ajuda o detetive particular Emerson Cod (Chi McBride) a resolver assassinatos, simplesmente tocando no defunto e perguntando quem o matou.
Em uma de suas missões, Ned reencontra sua paixão de infância, Charlotte “Chuck” Charles (Anna Friel). Só que ela está morta. Ned a reanima, para descobrir seu assassino, mas não tem coragem de tocá-la novamente, deixando a viva permanentemente, para que tenham uma segunda chance.

Agora, Ned, Chuck e Emerson formam um time de investigadores, resolvendo assassinatos, enquanto Ned esconde seus poderes do mundo e Chuck esconde sua identidade de Olive(Kristin Chenoweth), a garçonete do Pie Hole que tem uma crush em Ned, e de suas tias Lily (Swoozie Kurtz) e Vivian (Ellen Greene).

Tudo enquanto Ned e Chuck tentam manter um relacionamento semi-normal sem se tocar, o que significaria uma morte permanente para Chuck.

Com um tema sobrenatural e enredo agridoce, o que chama atenção mesmo é o visual colorido, saído de um filme de Tim Burton.
E, com a TV atualmente repleta de séries que usam formas high-tech para resolver crimes, “Pushing Daisies” traz uma solução definitivamente fora do comum.

Mas, talvez a pouca audiência (que causou o cancelamento da série) mostre que o público realmente esteja atrás da décima versão de CSI ou vigésima de Law & Order.

E AGORA: Desde o anúncio oficial do cancelamento, ninguém do elenco se envolveu com um projeto muito emocionante. O criador e produror-exeutivo da série, Bryan Fuller, que participou como consultor criativo na terceira temporada de Heroes. Uma curiosidade é que as duas tias de Chuck, Lily e Vivian também estão fazendo suas participações em Heroes.




2- VERONICA MARS
QUANDO: 2004 a 2007

TEMPORADAS: Três, exibidas nos Estados Unidos pelo canal UPN e mais tarde pelo CW e no Brasil pela TNT. As três estão disponíveis em DVD por lá e a primeira acaba de ser lançada no Brasil.

COMO ERA: Na primeira temporada da série, a loirinha Veronica Mars (Kristen Bell) tem uma vidinha perfeita na fictícia cidade de Neptune, Califórnia, onde vive com seus pais, namora o carinha mais rico da escola, Duncan Cane (Teddy Dunn) que é irmão de sua melhor amiga. Até o dia em que a amiga, Lilly Cane (Amanda Seyfried) é encontrada assassinada em sua casa. As circunstancias do assassinato são bem sinistras e seu pai, xerife da cidade, acusa o pai de Lilly e Duncan do assassinato. A cidade, que venera Jake Cane, fica contra Keith Mars (Enrico Colantoni).

Veronica então perde tudo: sua casa, sua mãe, que não aguenta ser mal-vista pela cidade e todos os seus amigos, que passam a marginalizar.

Mais durona e completamente irônica, Veronica agora ajuda seu pai em seu escritório de investigação particular, caçando maridos traidores e resolvendo um mistério por episodio, ao mesmo tempo em que conduzem sua própria investigação do assassinato de Lilly Cane.

Mistério resolvido (e muito bem amarrado), as tragédias parecem perseguir Veronica. Com um grande mistério por temporada (a explosão do ônibus escolar, que matou alguns de seus colegas na segunda e o estuprador em série + assassinato do reitor da universidade na terceira), Veronica é a verdadeira detetive, que resolve os mistérios da série.

Torcer para o romance de Veronica com o ex-namorado da Lilly, o bad-boy riquinho Logan Echolls (Jason Dohring) é um dos passatempos preferidos! As referências, citações pop são outro. Os diálogos também são de matar (sem piadinhas).





Outro grande atrativo aqui são os atores convidados e coadjuvantes, que contam com as presenças ilustres de Paris Hilton a Patty Hearst – interpretando uma herdeira excêntrica que foi sequestrada quando adolescente e se tornou uma semi-terrorista urbana.

A série nunca teve um grande sucesso de público. Talvez porque a protagonista era uma adolescente, que passava por situações adultas, a série não deu certo com os adolescentes (muito inteligente) nem com adultos (o elenco era teen demais).

E AGORA: A Veronica Kirsten Bell Mars participou da segunda e terceira temporada de Heroes, é a voz por trás da bloggueira título de “Gossip Girl” e participou de inúmeros filmes semi-esquecidos, como “Ressaca de Amor”. A intérprete da amiga Lilly Cane (Amanda Seyfried)estrelou o musical Mamma Mia! e pode ser vista na série da HBO "Big Love".




3- WONDERFALLS
QUANDO: 2004

TEMPORADAS: Uma, exibida nos EUA e no Brasil pela Fox. DVD disponível por lá.

COMO ERA: Outra série com um toque mágico e sobrenatural criada por Bryan Fuller. Aqui, Jaye Tyler (Caroline Dhavernas), filha mais nova da família Tyler é realmente a underachiever da família. Sempre disse que sairia da faculdade "overeducated and unemployable", tem um diploma de Filosofia pela Universidade Brown, mas trabalha como vendedora em uma loja de suvenires em Niagara Falls (na loja Wonderfalls do título), enquanto mora sozinha em um trailer.

Perfeitamente contente em viver sua vida sem nenhuma ambição e nenhuma expectativa, Jaye permanece quase invisível em seu trabalho e tenta fugir das constantes cobranças de sua sufocante família – mãe Karen (Diana Scarwid), pai Darrin (William Sadler) irmã Karen (Katie Finneran) e irmão Aaron (Lee Pace)

Até um belo dia, em que Jaye é atingida na cabeça e tem seu primeiro episódio (ou "sode", como ela se refere para o resto do tempo): animais inanimados (como o leão de cera, flamingo de cera, camaleão de plástico) começam a falar com ela e pedir para que ela faça coisas.

O que parecem pedidos inúteis acabam servindo para ajudar todos ao seu redor. Os animais, que servem como uma espécie de consciência para a série e também para a personagem principal, que começa a ter que tomar mais decisões e ser mais ativa em sua vida. E paquerar Eric (Tyron Leitso), o barman do seu bar preferido, que foi parar em Niagara em sua lua-de-mel, mas pegou sua nova esposa o traindo com o mensageiro do hotel em que estavam.

Um guia para os underachievers do mundo, a série foi lançada na mesma época que Joan of Arcadia, drama com um tema ligeiramente parecido (pessoas comuns diziam ser Deus e pediam que a protagonista fizesse algumas tarefas) e acabou criando concorrência.

As boas sacadas e humor irônico aqui não foram entendidos, a série não foi sucesso de público.

E AGORA: Pós-Wonderfalls, se deram bem Bryan Fuller, criador da série, e Lee Pace. William Sadler participou de inúmeros filmes e séries depois de Wonderfalls, mas nenhum papel altamente memorável.

4- FREAKS & GEEKS
QUANDO: De 1999 a 2000

TEMPORADAS: Uma, exibida nos EUA pela NBC e no Brasil pela Fox. Disponível em DVD por lá.

COMO ERA: Uma das primeiras colaborações do clã da comédia que reina nos Estados Unidos atualmente. Estou falando de Judd Apataw, Seth Rogen e Jason Segel, grupo responsável por pérolas atuais como "O Virgem de 40 anos" (o filme preferido da Juliana Z), "Ligeiramente Grávidos", "Pineapple Express" (esse com a participação de outro dos freaks – James Franco).

Uma pegada diferente de todas as outras séries sobre o dia-a-dia num típico High School americano, a história acompanha os irmãos Lindsay (Linda Cardellini) e Sam Weir (John Francis Daley), em sua cidadezinha do estado do Michigan, nos anos 1980. Lindsay cansou de ser CDF e começa a andar com o grupo dos freaks, que incluem Daniel (James Franco), meio maluco, meio perigoso, em quem Lindsay tem uma super crush, Nick (Jason Segel), o baterista wannabe que tem uma crush em Lindsay, Ken (Seth Rogen) e Kim (Busy Phillips). Sam é o exemplo perfeito do irmãozinho mais novo geek. Ao lado dos amigos Neal (Samm Levine) e Bill (Martin Starr), Sam aguenta as provocações e ameaças diárias e ainda é apaixonado pela sempre linda e loira cheerleader.

Não podiam faltar, claro, a mãe sufocante e o pai dramático.

Embalado por "Bad Reputation" de Joan Jett, a série trazia roupas, diálogos e situações absolutamente hilárias. Um refresco para os programas que sempre mostravam turminha popular contra não popular do colégio.

Infelizmente, o mundo ainda não estava pronto para o humor da gangue Apatow, então o programa foi cancelado após 12 episódios.

E AGORA: OK, ninguém do grande time de integrantes dessa série caiu no esquecimento. Tirando tudo o que é feito pela Tina Fey, atualmente, não existe uma comédia hoje nos Estados Unidos que não tenha a presença de um dos membros da gangue Apatow. De verdade. Eu, particularmente, estou louca pra ver "Funny People"


Com milhares de indicações a prêmios este ano + três filmes "Homem-Aranha", James Franco não precisa de apresentações.

Linda Cardellini acabou de encerrar seu papel da enfermeira Sam Taggart em ER.

O irmãozinho John Francis Daley é o menos famoso de todos, com uma passagem pela série "Bones" sendo seu maior destaque pós Freaks and Geeks.




5- MY SO CALLED LIFE
QUANDO: De 1994 a 1995

TEMPORADAS: Uma, exibida nos EUA na ABC. No Brasil, passou em 1996, no Multishow e SBT com os nomes de "Minha Vida de Cão" e "Meus 15 anos" respectivamente. Disponível em DVD por lá.

COMO ERA: Uma das séries mais cultuadas nos Estados Unidos até hoje, 14 anos depois de ser cancelada.

Os dramas da adolescente Angela Chase (Claire Danes) dão o tom a série. Seu dia-a-dia com os novos melhores amigos, a alcoólatra e maluca Rayanne Graff (A.J. Langer) e o bissexual Rickie Vasquez (Wilson Cruz), a ex-melhor amiga Sharon Cherski (Devon Odessa) cheerleader popular e Brian Krakow (Devon Gummersall) vizinho nerds. Tem também a mãe intrometida, que quer fazer parte de cada momento da vida da filha (e Just doesn't get it) e o pai atravessando uma crise de meia-idade (com direito a troca de emprego e caso extraconjugal). E, claro claro claro, o sempre incrível Jordan Catalano (Jared Leto), meio perigoso, completamente indiferente e completamente irresistível.
A série foi um culto ao movimento grunge, lançou a carreira de Claire Danes, transformou Jared Leto em anti-galã e perpetuou a busca de milhares de meninas (e mulheres) por um Jordan Catalano para chamar de seu!

Dramas bem sérios (alcoolismo, drogas, traições) misturados com dramas comuns ao dia-a-dia jovem (porque ele não liga, minha amiga ficou com o meu ex).



Talvez a série era inteligente demais pra TV, não alcançou o público que esperava. Ou talvez o ego de Claire Danes ficou no caminho de uma segunda temporada.

PS: O site Séries ETC traz um verdadeiro guia pra entender o programa, com entrevistas, curiosidades, resumos e afins.

E AGORA: Com certeza, os mais bem-sucedidos aqui são Claire Danes e Jared Leto. A criadora da série, Winnie Holzman foi responsável por "Once & Again", entre 2000 e 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário