domingo, 13 de setembro de 2009

AS NOVAS REGRAS DO MUNDO DE VAMPIROS





OK, já falei das origens das series e apresentei o mais novo programa de TV.
Agora queria debater um pouco sobre todas as novas regras que esses livros, series e filmes apresentaram para o público. Isso porque os novatos vieram para mudar todos os conceitos que tínhamos sobre sanguessugas de previas produções.
Crucifixos, balas de prata, luz do sol, água benta, estacas de madeira, caixões: o que muda e o que permanece nessas novas tramas.
A luz do sol, por exemplo. Vampiros receberam o apelido de criaturas da noite por um motivo. Os sanguessugas atuais vivem perambulando pela luz do dia atualmente. As criaturas da noite não estão mais merecendo esse apelido.
Nesse quesito, True Blood parece o mais original ao conhecido. Sol = morte. Não exatamente cinzas, como vimos Godric (Allan Hyde) virar uma grande chama azul, mas o mais perto disso.


Os meninos de The Vampire Diaries tem um anel especial que os deixa passear por aí durante o dia sem virar cinzas. (O anel pode ser visto na fotinho abaixo, nas duas mãos tentando estrangular a Elena). Como eu não li os livros de TVD, preciso contar com o que acontece na serie para saber dos fatos.

Porém, o mais bizarro mesmo tem que ser Twilight, com seus vampiros-purpurina. Altamente estranho!! Mas, com o Rob sem camisa, quem se importa com um pouco de purpurina??

Para fcilitar para os leitores, as regras de vampiros de Twilight são explicadas ao longo dos 4 livros, quando Edward explica para Bella sua existência. O as regras modificadas são encaradas como "mitos de vampiros da cultura pop".

Outra mudança é que os Cullens e companhia não dormem. E só. Se formos pensar, algo bem estranho para pessoas que tem a eternidade pela frente.

Já Bill Compton, Eric Northman e sua turma são o que esperávamos de vampiros: dormem durante o dia, perambulam por aí matando pessoas durante a noite.

Enquanto em True Blood e TVD os vampiros têm suas presas, nada de dentes pontudos para a saga Twilight.

Mais uma novidade: vampiros que voam (Eric, no 11º da segunda temporada) e sangue com poderes de cura (ou vendido como drogas) para os vampiros da serie da HBO.

A transformação de um mortal em vampiro é bem diferente em True Blood e Twilight. Enquanto a primeira traz a versão mais conhecida (bebe-se todo o sangue de uma pessoa até que ela quase morre e então ela bebe sangue de vampiro), para os Twilighters, um veneno expelido ao morder a vitima faz o serviço.

A dieta dos vampiros reformados continua sangue de animais em todos, com exceção de True Blood: lá, os vampiros bebem o sangue sintético Tru Blood, tema da história.
Outra? Os vampiros modernos puxam sua majestade Conde Drácula e conseguem hipnotizar os reles mortais. Os habitantes de Bom Temps conseguem e os irmãos Salvator também. Não vamos dizer q os tilighters chegam a hipnotizar, mas, como o próprio Edward disse no livro 1, tudo sobre eles convidam as pessoas: sua aparência (sim sim), seu cheiro, sua voz.....

E, para trazer outro ícone pop do mundo vampiresco, como Buffy Summers, a eterna caça-vampiros ou, pra ser mais nostálgica, Van Helsing, fariam para matar um dos vampiros modernos?

Em Twilight, o jeito usado é a combinação decapitação + desmembramento + fogueira. Ser esquartejado por um lobisomem também serve.

Para True Blood, prata pode ser usada para aprisiona-los, balas de prata matam, luz do sol e estacas de madeira. Mas nada de mortes limpinhas, em que o vampiro simplesmente vira pó.

Aqui, muita sujeira e muito sangue.

Outro mito modificado? Os vampiros modernos se refletem em espelhos e aparecem em fotos.

Afinal, como Edward Cullen faria para manter seu penteado?

Falando em cabelos, nada de look eterno para os vampiros modernos. Eric consegue fazer luzes e ainda apresentou um corte de cabelo bem diferente entre a primeira e segunda temporada (todo o sangue o obrigou a cortar suas madeixas). Lorena, a criadora do Bill mostrou em seus flash-backs que seu penteado combinava com a época em que estava vivendo.


Em TVD, ao rever seu irmão, Damon comenta que Stefan "mudou seu cabelo!" Mudou sim, para ficar uma cópia fiel ao penteado de Edward Cullen.

Já os Cullens são mais tradicionais e apostam nos visual eterno.

Boa noticia para Claudia de Entrevista com o Vampiro. Quem nãlembra de sua aflição ao cortar seu cabelo de menininha, para ele crescer novamente, igualzinho???

3 comentários:

  1. Adorei a "saga" de textos sobre vampiros =D
    e já adicionei esse novo blog nos favoritos e apaguei o antigo.

    E eu ainda não vi Vampire Diaries =p To super vendo tudo de Dexter. Mas eu vou ver!

    ResponderExcluir
  2. hei amei esse post, acho q o Crepúsculo apelou um pouco, gosto de vampire daires, mas em questão vampirismo claro o tru blood vence, é sangue, traição, sexo, e morte, mas pela historia mitológica dos vampiros, alguns celtas ou nórdicos o que mais se aproxima é tru blood e the vampire, e sempre teve muita relação entre os homens lobo e os gatos, com os vampiros.

    ResponderExcluir
  3. Muito tosco, nunca serão vampiros essas coisas fracas e bondosas...

    ResponderExcluir