segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ESCLARECENDO THE TUDORS

Nesse espírito, vou explicar também o que é verdade e o que é ficção em The Tudors. Porém, como é uma série com diversos capítulos, vou me restringir aos grandes acontecimentos.
A própria produção da serie admite que foram tomadas algumas liberdades em relação a nomes, relacionamentos, aparências dos personagens e datas. Michael Hirst, criador do programa, explica que está escrevendo uma obra de entretenimento, uma novela, e não um documentário.
Dessa forma, foram feitas algumas mudanças para ajudar a narrativa e evitar confusões. E, caso essas mudanças causem possam desinformar o público, o beneficio que traz é maior, ao despertar interesse nos personagens e período (eu sei que estou estudando muito mais história desde que a serie foi criada!)

Abaixo, algumas das mudanças mais drásticas:
IRMÃS DE HENRY VII: o rei Henry tinha duas irmãs, princesa Margareth Tudor e princesa Mary Tudor. Margareth, a mais velha, foi casada com James IV, rei da Escócia. Mary Tudor, a mais nova, foi casada com Louis XII, rei da França, por três meses, até sua morte. Louis foi sucedido por seu primo Francis I . Mary então, casou-se com o amigo de seu irmão, Charles Brandon.

O casamento foi muito mal visto pelo rei. O casal concordou a pagar uma multa ao rei (algo como £ 24.000) além do dote que Mary recebeu do rei Louis (algo em torno de £ 20.000).
Na serie, a atriz Gabrielle Anwar interpreta Margareth Tudor, uma combinação das duas irmãs (a produção achou que a irmã Mary Tudor seria confundida com a filha Mary Tudor). Ela nunca foi casada com o rei de Portugal e nunca assassinou seu marido.

Porém, assim como na série, o rei usou do casamento das irmãs para firmar suas próprias alianças políticas.

CHARLES BRANDON: O duque de Suffolk (interpretado na serie por Henry Cavill) link: é visto como um mulherengo na serie. Porém, seus inúmeros casamentos e filhos foram omitidos da história.

Brandon teve quatro esposas.O primeiro casamento, com Margaret Mortimerfoi anulado em poucos meses. A segunda esposa foi Anne Browne, com quem teve duas filhas (Anne e Mary).
Após a morte de Anne Browne, casa-se com a terceira esposa, Mary Tudor, com quem tem três filhos (Henry, Frances e Eleanor).

A última esposa foi Catherine Willoughby, que tinha 15 anos na época (na série ela tem 17). Com ela, teve mais dois meninos, Henry (outro) e Charles.

Em The Tudors, Charles Brandon foi casado apenas duas vezes tem apenas um filho.

2 comentários:

  1. Olá, encontrei seu blog pesquisando sobre Tudros, série que adoooro. Muitos erros históricos mesmo! Outro foi a morte do filho de Henrique VIII: na série ele morre ainda criança, mas na verdade ele morreu por volta dos 17 anos. A série também omitiu o fato de que Maria Bolena (irmã de Ana Bolena) também teve um relacionamento com o rei e, pelo que sei, até um filho com ele.
    Abs
    Dênia

    ResponderExcluir
  2. A série não omitiu o relacionamento com Maria Bolena. Tanto que o pai das duas pede a Ana que vá conquistar o rei porque ele já não mais desejada a sua outra filha, Maria. Ela apareceu nos dois primeiros episódios.
    Mas realmente, o fato deles (o rei e Maria Bolena) terem tido um filho realmente foi subtraído.

    ResponderExcluir