domingo, 13 de setembro de 2009

BLAME STEPHANIE MEYER

Em homenagem a estreia de Vampire Diaries nesta semana, resolvi escrever um pouco sobre o fenômeno vampiros. O texto começou a ficar longo demais, então decidi fazer uma trilogia vampiresca no blog.

Vamos admitir: não temos como escapá-los, os vampiros estão em todos os lugares. Como a variedade é bem grande, também é ampla a diversidade do público. Por isso, vou falar agora um pouco o efeito dos três atuais fenômenos vampirescos: Twilight, True Blood e Vampire Diaries (ainda não exatamente um fenômeno, mas o impactante o suficiente pra entrar na lista).

Pra começar, por que a recente obsessão? Por que agora? Alan Ball, criador, roteirista e produtor executivo da série True Blood, creditou essa febre do público por sanguessugas ao ex-presidente americano, George W. Bush. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ball faz brinca ao explicar a recente oferta em programas relacionados ao tema vampiro e a obsessão do público com eles: "Faço uma piada que é porque nós tivemos, aqui na América, nos últimos 8 anos um presidente vampiro que nos sugou até nos deixar secos. Honestamente, não sei dizer por quê. Os vampiros sempre foram serem atemporais."
Também não sei como explicar o motivo por trás da atual loucura. Eles são incrivelmente sexy??? Vemos que Edward Cullen (Robert Pattinson), Eric Northman (Alexander Skarsgard) e Damon Salvator (Ian Somerhalder) mantêm a tradição!


Vamos então culpar Stephanie Meyer? Verdade seja dita, toda essa histeria foi causada pelas fãs de Twilight e Edward Cullen – antes mesmo do filme e Robert Pattinson aparecerem. O primeiro Twilight foi lançado em 2005, e os outros três volumes nos anos seguintes (New Moon em 2006, Eclipse em 2007 e Breaking Dawn em 2008).


Por outro lado, as duas séries de TV – True Blood e Vampire Diares também são baseadas em series de livros que foram escritos anos antes da saga de Meyer.


True Blood é uma adaptação da coleção "The Southern Vampire Mysteries", escritos por Charlaine Harris sobre uma garçonete telepata (Sookie Stackhouse) que trabalha em um bar do norte do estado da Louisiana (sul dos EUA). O primeiro livro da série, Dead Until Dark, foi publicado em 2001. Após isso, foram mais 8 volumes (Living Dead in Dallas, 2002; Club Dead, 2003; Dead to the World, 2004; Dead as a Doornail, 2005, Definitely Dead, 2006; All Together Dead, 2007, From Dead to Worse, 2008; e Dead and Gone, 2009). O décimo livro, Dead in the Family, tem previsão de publicação para maio de 2010.

Apesar de Souther Vampires ter sido escrito bem antes de Twilight, True Blood só esteou na HBO em setembro de 2008.
Já Vampire Diaries é adaptado da série de mesmo nome de L.J. Smith (L.J de Lisa Jane). E isso é um pouco confuso: o primeiro volume do que era para ser uma trilogia (The Awakening) foi lançado em 2001. Os dois livros complementares, (The Struggle e The Fury) saíram no mesmo ano. Mas, por pressão dos fãs, Smith lançou o quarto volume, Dark Reunion, em 1992.
Porém, segundo a onda de Twilight, talvez, a autora anunciou uma segunda trilogia. O primeiro volume, Nightfall, já foi lançado em fevereiro deste ano. Os dois outros livros, Shadow Souls e Midnight tem previsão de publicação para o ano que vem.

Coincidência ou premeditado, o especula-se que o canal americano CW só deu o sinal verde para a série Vampire Diaries após o sucesso monstruoso da saga Twilight – e também do crescimento de público de True Blood.

Ou seja, a coisa toda se enrola num ciclo vicioso. Podemos então culpar Meyer pelo sucesso de vampiros na TV e cinema. Mas, existiria algum dos livros Twilight se não fosse por Harris e Smith? (Quem leu todos o volumes de vampire Diaries garante que Stephanie Meyers se inspirou demais na história toda! Esse assunto todo foi discutido em uma matéria recente no E! Online).
E se for pensar, todos eles trazem a mesma premissa: uma moça comum que se apaixona por um vampiro. Por que não o contrario? Por que não uma vampira que se apaixona por um cara comum?

E um pensamento final? Eu imagino o que Anne Rice, a original rainha dos vampiros, teria a dizer sobre tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário